Em 1948, com a criação da ACAR – Associação de Crédito e Assistência Rural, hoje EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Fazenda Escola de formação de capatazes foi transformada em Escola Média de Agricultura de Florestal – EMAF, passando a formar Técnicos Agrícolas.
Em 1955, com a transformação da ESAV – Escola Superior de Agricultura e Veterinária, de Viçosa – MG, em UREMG – Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, a EMAF foi a ela incorporada.
Foi construído o prédio de dois pavimentos, denominado CTA – Centro de Treinamento Agrícola, para atender os treinamentos dos novos extensionistas da ACAR, chamados de Pré-Serviços, antecedendo as atividades de campo nos municípios do Estado.
Essa estrutura funcionava como hospedagem para atender a demanda do município de Florestal, que não contava com Hotel.
Os pré – serviços da EMATER foram realizados até o ano de 1982.
Abrigavam-se aqui, produtores rurais que aqui vinham participar, anualmente, da tradicional Semana do Produtor Rural e de Cursos e Treinamentos do SENAR.
No dia 31 de março de 2006, foi realizado nesse espaço um Encontro Regional de Prefeitos, que contou com a presença de 59 municípios, representados pelos Prefeitos de 29 e 30 representados por Secretários Municipais e do Magnífico Reitor da UFV, Prof. Dr. Carlos Sigueyuki Sediyama. Na ocasião, foi apresentado ao Reitor um documento com setenta e uma assinaturas redigido em conjunto pelas administrações da CEDAF e do município.
Esse documento solicitava a criação do Curso Superior de Administração para servidores públicos com aulas presenciais quinzenais e a transformação da CEDAF em Campus Universitário. Em 09 de maio houve o processo seletivo e no dia 15 de maio iniciaram-se as aulas presenciais do Curso de Administração.
No dia 22 de maio o Conselho Universitário da UFV, reuniu-se no Salão Nobre, após visitas pelas instalações da CEDAF, e baixou a Portaria 05/2006, transformando a CEDAF em Campus Universitário.
Hélio da Silva
Prof. UFV – Campus Florestal
Aposentado.